terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Inventário

Hm... OK, o título não é dos mais convidativos, mas esta postagem é sobre algo que está me fazendo dar alguns sorrisos, algumas risadas e arrancar (hipoteticamente) os cabelos nos intervalos, enfim, algo que está me proporcionando certa diversão: encorpar a seção Vim, vi, venci (Quem me dera...) do blog, na qual pretendo listar os jogos digitais pelos quais já me aventurei. Pareceu-me uma idéia básica e boa quando a tive, mas agora... tenho cá minhas dúvidas (risos), por conta de certos detalhes:

Primeiro, lembrar de todos os jogos desses últimos dez anos: não são tantos assim, mas minha memória gosta de brincar de esconde-esconde comigo, por isso, a lista ainda não está redonda.

Segundo, ter de escolher o que colocar como link, se o site oficial do jogo ou a entrada da Wikipedia sobre o jogo ou o fórum mais popular do jogo: decidi, no fim das contas, usar todos ao mesmo tempo agora (mais risos), porém seguindo a ordem de prioridade que já apresentei, do que conseguir encontrar. O ideal para quem quiser saber mais sobre cada jogo seria visitar esses três grupos de informação, cada um deles tem seus apelos: sites oficiais vendem o jogo, portanto, são mais atraentes sonora e visualmente; entradas na wikipedia dão uma visão mais ampla sobre os jogos, como o próprio espírito da plataforma, enciclopédica; e fóruns são os espaços por excelência para os que querem encontrar pessoas que compartilham a mesma paixão, discutindo e ajudando uns aos outros, buscando as melhores maneiras de se aproveitar ao máximo a experiência de jogar.

Terceiro, ficar um pouco com a sensação de que possa estar mais ocultando informação do que compartilhando: digo isso por causa das línguas. Onde for possível colocar referências em português colocarei, mas, como já aconteceu nas postagens anteriores, se a versão em português oferecer menos informação, optarei pela versão em inglês.

Quarto, elaborar uma lista o mais suscinta e abrangente possível: não vi outra saída a não ser agrupando os jogos por "família" ao invés de especificar cada título. É meio confuso talvez, mas também acho que fica mais fácil (outros risos). Isso implica em algumas discrepâncias do tipo: Big Fish Games não é uma família de jogos, na verdade é um portal para diversas famílias de jogos, na maioria casuais; Guild Wars possui três campanhas e um pacote de expansão, que conheço todos; Baldur's Gate implica em uma série de jogos que, na verdade, vão além dos que levam o título Baldur's Gate, mas que compartilham a mesma engine (essa palavra com certeza volta em alguma outra postagem... cara de quem sabe que realmente tem muito caroço nesse angu ainda para ser cutucado com a colher...), e que, infelizmente não consegui ter acesso a todos eles; The Sims, foi dividido em três, porque pareceu-me o mais coerente, considerando as gerações do jogo e suas extensões; e por aí vai. Mas paciência. Por hora ficará assim até aparecer alguma idéia própria ou sugerida que deixe as coisas menos confusas.

Quinto, já chega não? (risos de montão) Aos poucos alimentarei mais e mais essa nova seção do blog, afinal, não quero sofrer tudo de uma vez. Se tudo der certo, porém, ela não chegará realmente a ficar 100% redonda alguma vez nessa vida. Mesmo sendo meu gosto meio tendencioso, espero poder experimentar outras coisas dentro dele e, quem sabe, também fora. Por hora é isso. Inté e log out.


Nenhum comentário: